Bg_site_br

2

Mas o quê? Raízes no café da manhã?!

01/07/2016 - 2 Comentários - Receitas | Abóbora, Batata, Batata doce, Inhame

Se lhe parece esquisito comer inhame, aipim, batata doce ou batata no lugar do pão, vamos pensar juntos um minuto:
- Diferente do pão, raízes (ou até mesmo um pedaço de abóbora) não tem como dar trabalho no preparo. Ou a gente põe em uma panela com água fria e leva a cozinhar até que esteja macio, ou leva ao forno médio em forma coberta com papel manteiga e deixa assar até ficar macio. Em no máximo 1 hora fica pronto o carboidrato pro café da manhã. (É claro que costumo fazer isso com antecedência, e em geral deixo pronta uma quantidade suficiente para a semana).
- Não tem glúten, nem lactose, nem soja, nem produtos animais, nem aditivos químicos...
- Não é refinado nem processado.
- É muito gostoso.

Quero mais o quê?


Quando a gente sai pra comer em um buffet ou restaurante por quilo, sempre tem muito mais opções do que caberia civilizadamente em um prato. É claro, um truque meio safado desses restaurantes é apelar para o comilão que existe dentro de cada um e nos deixar com vontade de experimentar tudo (ahem... comigo não é difícil).
Às vezes, uma das opções que me deixa com água na boca é justamente aquela torta Madalena. Sabe? É meio torta, meio empadão: leva uma camada de carne moída temperada com verduras no fundo da assadeira, coberta com uma camada de purê de batata fofinho.
Me parece um belíssimo almoço! Só pôr uma salada crua do lado, e sucesso.
Só que não gosto de carne e não como carne, então nunca dá pé experimentar o prato. A mesma coisa me acontece no caso do escondidinho, que é praticamente a mesma coisa, apenas substituindo o purê de batata por purê de mandioca, e a carne moída por carne seca desfiada.
Ô vida.
Aí, um belo dia preparei minha própria versão com as verduras que tinha em casa.
Os onívoros na platéia talvez continuem preferindo a versão com carne sempre, mas pra vocês aí que querem dar uma variada, ou que também não comem carne, recomendo muito experimentar a receita.


Às vezes acontece de eu ficar alguns dias comendo só na rua, ou por algum outro motivo comendo mais bobagem do que comida de verdade.

E aí fico precisando passar na feira pra comprar um monte de verduras e frutas e comer só coisas frescas pra compensar.

Quando to nessa, e ainda assim apressada, esse curry é uma saída boa.

Fica pronto depressa, dá pra fazer com praticamente qualquer verdura à gosto do freguês, é reconfortante. No frio o curry tem um apelo a mais, mas pra mim também dá certo no calor.


0

Ratatuile e ovos mexidos

05/06/2014 - 0 Comentários - Receitas | Abobrinha , Inhame, Ovo, Rabanete

Achei que esse almoço tinha cara de Aran Goyoaga.

Porque ela usa ovos e raizes com muita frequência...

O que aconteceu foi assim: vi rabanetes lindos na feira e quis comprar de todo jeito, mas eu não gosto de rabanete. Mas eles eram lindos. Mas pra quê vou comprar se não vou querer comer? Oh céus! haha

Bom, aí lembrei de uma foto da Aran (que não achei mais no blog dela) onde tinha uma ratatuille de rabanetes com alguma outra coisa. E achei que podia ficar bom.

Ficou mesmo!