Logo-2017

2

Chá para quem sente muito frio.

16/08/2014 - 2 Comentários - Receitas | Baunilha, Canela, Cravo, Gengibre

Existe gente cujo corpo tem uma habilidade impressionante para regular a própria temperatura mas, para meu azar, não faço parte deste time na maior parte do tempo.
Pelo menos, não no frio.
É muito comum eu ficar com os pés gelados, independente da quantidade de roupas, meias, cobertas - o que dificulta bastante para pegar no sono. Nessas horas, o que dá certo é tomar banho quente, pôr uma bolsa de água quente nos pés, ou comida/ chá.

No caso de comida, a campeã absoluta é sopa, sem dúvida. Se for apimentadinha, melhor ainda.
No caso dos chás, descobri uma combinação particularmente eficaz e muito simples: baunilha, cravo e canela. 
Isso porque são ingredientes que favorecem a circulação sanguínea por todo o corpo, até mesmo nas extremidades. 


A coisa mais comum do mundo é me ver com uma grande xícara de chá na mão ou ao lado enquanto eu estiver em casa - lendo, trabalhando no computador, cozinhando, cuidando da casa, jogando conversa fora...

Como com qualquer outra coisa que sai da minha cozinha, gosto de experimentar combinações, este é o primeiro motivo que me faz desanimar dos chás de sachê.


Há bastante tempo acompanho o Enjoy Indian Food, e sempre que como em restaurantes indianos acho uma delícia. Mas nunca tinha tomado a iniciativa de preparar receitas indianas.

Que bobagem minha! Acho que é porque a lógica dessa comida é tão diferente das coisas que costumo preparar, que nunca sabia por onde começar direito.

Eis que um belo dia vejo essa receita aqui, que leva feijão fradinho.

E calhou que eu tinha feijão fradinho já cozido e congelado, mas não sabia ainda como ia comer.

Aliás, tenho vários tipos de feijão em casa, e ando pensando em bons jeitos de prepará-los além do nosso arroz-feijão de todo dia.

No fim, achei que essa receita - Teriwale Lobiya - foi um jeito tranquilíssimo de começar a abordar a culinária indiana.


2

Picles à Juliana

05/06/2014 - 2 Comentários - Receitas | Ácido, Aipo, Beterraba, Cenoura, Gengibre, Rabanete

Essa receita vem diretamente da Alemanha - mais precisamente, do Delicious Days.

No fim de semana que passou íamos fazer um picnic, e esse picles tem cara de que vai muito bem em um sanduíche.

O picnic acabou não acontecendo, mas os sanduíches sim (apesar de que na foto o picles ta acompanhando uma outra salada e um pouco de queijo). Ficaram ótimos.


9

Cristais de gengibre e a falta de constância.

05/06/2014 - 9 Comentários - Receitas | Gengibre, Limão

Nesses últimos dias um resfriado me atacou de repente e com todas as forças, então preparei cristais de gengibre pra melhorar a garganta.

Isso além de chá com extrato de própolis, mel, limão...

Caso vocês não achem isso uma esquisitice, dêem uma olhada nas receitas.


1

Molho de gengibre e pimenta para salada

05/06/2014 - 1 Comentários - Receitas | Ácido, Couve, Gengibre, Pimenta, Salada

Acho receita de salada uma coisa engraçada. Sempre tive a impressão de que salada é uma questão de combinar o que se tem à mão. Basta lavar as folhas, picar umas verduras, pôr azeite, sal, e limão ou vinagre. Pronto, pra quê complicar?

Mas aí eu vi essa receita de salada chinesa , de onde tirei a inspiração pro molho.

E comecei a ler mais o salad pride, onde geralmente eu passava meio rápido mais pra ver as fotos. Mudei de idéia sobre o assunto.


2

Chá de gengibre pra essa friaca!

05/06/2014 - 2 Comentários - Receitas | Bebida, Chá, Gengibre

 

Ta inacreditável o frio que faz, sendo novembro em São Paulo.

Mas a temperatura gira em torno dos 10oC há alguns dias, e estamos todos começando a ficar resfriados, independente da quantidade de blusas e cachecóis usados.

Tava aqui pensando em fazer um chá de gengibre antes que o resfriado me pegue de vez, e eis que lembrei de um post da Maria Sorokina, já que a versão dela é difernte do nosso chazinho curativo de todo inverno.


Pra alegrar a vida do menino, que ta morrendo resfriado e não pode nem sair de casa, fiz uns esquilos.


Hoje no almoço só coloquei a mesa. O Caio e a mãe dele cozinharam pra nós um nhoque com molho de tomate apimentado. Hum! :)

Porém... não deixei de cozinhar. Sempre que dá, tento fazer em casa também algo pra levar de lanche pro trabalho. Afinal, toda tarde acontece de eu ficar com uma fominha.