Logo-2017

0

Detalhes tão pequenos - Como usar medidores com precisão.

17/04/2015 - 0 Comentários - Detalhes tão pequenos |

Alô, doçuras! Como estão vocês?
Eu, pra variar, ando pensando e lendo sobre comida o tempo todo, fotografando bastante e - oba! - cozinhando. Tenho preparado pães e bolos com frequência. Esses dias lembrei de mim em 2010, apaixonada por tudo o que via no Technicolor Kitchen, e sem entender porque a Patrícia media os ingredientes com tamanha precisão: 1 xícara + 2 colheres de sopa?! Pensava comigo "ah, uma xícara cheia tá bom".

Só que para poder repetir uma receita garantindo que ela saia toda vez conforme o esperado, precisamos mesmo medir os ingredientes com atenção. Ainda mais se estamos fazendo nossos próprios testes para adaptar ou criar uma receita (caso em que, além de medir com cuidado, tomo notas pra poder comparar resultados).
Por exemplo: estou preparando bolos sem glúten ultimamente, e precisei testar as proporções entre diferentes farinhas para obter uma textura gostosa (nada esdrúxulo. Basicamente, é farinha de arroz e polvilho doce. Às vezes incluo amido de milho).

Esse cuidado com as medidas é particularmente útil para massas, bolos, biscoitos. Aquilo que chamam de "baking". (Acho que em português não temos uma palavra equivalente. Temos?)
Enfim, vamos ao que interessa.


Ando meio filosófica, pensativa, lendo sobre diferentes modos de entender a vida, o quotidiano, espiritualidade. Talvez não faça lá muito sentido do jeito que falo, mas o fato é que ando prestando atenção no que é que cada situação me traz.
Assim como to interessadíssima em estudar maneiras de prestar atenção ao corpo, quero prestar atenção nas maneiras de me/nos relacionar com as pessoas ao redor e as situações que aparecem a cada 5 minutos.
"E daí?" você me pergunta. 

Daí que pedalando por Pomerode reparei nas goiabeiras carregadas, dando tanta fruta que a gente mal sabe o que fazer com tudo isso.
Lembrei que a Dede, uma amigona, me disse que deveria publicar uma receita de frapuccino - uma bebida doce, cremosa e refrescante, que ela gosta de tomar no starbucks.

A rigor, frapuccino é uma  versão de frappé. Era pra ser uma bebida batida até se tornar aerada e cheia de bolhinhas, costuma levar café e é comum adicionar açúcar, baunilha, creme.
E qual é a diferença em relação a vitaminas, café gelado, capuccino gelado? Bom, é um pouco difícil definir. Ao que parece, a diferença está justamente nas bolhinhas, no ar incorporado. Pra isso, se bate no liquidificador por mais tempo.


1

Filosofia de pia - agora gesticulando!

01/04/2015 - 1 Comentários - Filosofia de pia |


A equipe de filmagem!

Amores, não sei se eu já mencionei alguma vez o meu hábito de gesticular. Já? Pois não consigo falar sem mexer as mãos, é até engraçado.

Bom. Fato é que, daqui em diante, publicarei vídeos no youtube. Assim, além de palavras e fotos, vou poder usar gestos para explicar como são as receitas e dicas que saem aqui da minha cozinha.


Carregar mais