Alô, doçuras! Como estão vocês?
Eu, pra variar, ando pensando e lendo sobre comida o tempo todo, fotografando bastante e - oba! - cozinhando. Tenho preparado pães e bolos com frequência. Esses dias lembrei de mim em 2010, apaixonada por tudo o que via no Technicolor Kitchen, e sem entender porque a Patrícia media os ingredientes com tamanha precisão: 1 xícara + 2 colheres de sopa?! Pensava comigo "ah, uma xícara cheia tá bom".
Só que para poder repetir uma receita garantindo que ela saia toda vez conforme o esperado, precisamos mesmo medir os ingredientes com atenção. Ainda mais se estamos fazendo nossos próprios testes para adaptar ou criar uma receita (caso em que, além de medir com cuidado, tomo notas pra poder comparar resultados).
Por exemplo: estou preparando bolos sem glúten ultimamente, e precisei testar as proporções entre diferentes farinhas para obter uma textura gostosa (nada esdrúxulo. Basicamente, é farinha de arroz e polvilho doce. Às vezes incluo amido de milho).
Esse cuidado com as medidas é particularmente útil para massas, bolos, biscoitos. Aquilo que chamam de "baking". (Acho que em português não temos uma palavra equivalente. Temos?)
Enfim, vamos ao que interessa.