Bg_site_br

3

Quiche de farinha integral e azeite do oliva - às mudanças

05/06/2014 - 3 Comentários - Receitas | Cenoura, Leite, Ovo, Queijo, Tomate

Nos próximos posts, provavelmente vou aumentar a quantidade de almoços naturebas.

To num esforço pra melhorar hábitos alimentares, e esse quiche foi a primeira tentativa.

Fez sucesso!

A receita da massa tirei daqui, e o recheio meio que inventei, baseada em algumas receitas que li.

Quiche de farinha integral e óleo de oliva

2 xícaras de farinha de trigo integral (eu usei 100% farinha grossa e funcionou, mas dá pra usar farinha integral fina, misturar um pouco de farinha refinada, dá pra variar bem)

1 colher de chá de sal

1/4 xícara de azeite de oliva (ou outro que você prefira e que possa ser levado ao calor)

1/2 xícara de água gelada

(Medida da xícara: 240ml)

Em uma tigela, misturei primeiro o sal e a farinha, acrescentando a água e o azeite em seguida e misturando com um garfo até que todo o líquido fosse absorvido. Sovei por alguns minutos (com uma mão só, dentro da tigela mesmo) só até a massa formar uma bola.

É importante não sovar demais massas de torta e de biscoito, porque quanto mais a gente sova, mais o glútem se desenvolve, e isso torna a massa elástica. No caso do pão, isso é ótimo, mas como as massas de torta/ quiche/ biscoito são feitas pra ficarem crocantes, essa elasticidade atrapalha, torndo-as borrachudas e esquisitas.

Enfim, assim que der pra formar uma bola com a massa é hora de moldá-la na forma.

A Clotilde diz pra abrir a massa no balcão, usando rolo, e transferi-la pra forma em seguida.

Eu já fiz assim, e também já moldei apertando a massa contra a forma (de +- 28cm de diâmetro).

Funcionou super bem dos dois jeitos.

Cobri com plástico e coloquei por 30 minutos na geladeira.

Enquanto isso, preparei o recheio. O básico é 3/4 xícara de ricota ou algum outro queijo branco despedaçado + 1 ovo + uma pitada de sal e pimenta do reino. Misturo tudo em uma tigela e ta pronto.

Se ficar muito seco, coloco um tiquinho de leite.

Dá pra colocar praticamente qualquer coisa junto desse recheio: verduras picadas ou raladas, curry, ervas frescas picadas, castanhas, outro tipo de queijo, presunto, sei lá.

Pre-aqueci o forno a 180o, furei o fundo da massa com um garfo, e assei por 15 minutos sem o recheio.

Tirei do forno, despejei o recheio na massa, enfeitei de um lado com tomates e cenouras (pra mim) e do outro com peito de peru cortado em tiras (pro namorado), e salpiquei parmesão ralado. Assei por mais 15 minutos e servi.

O quiche ficou bem crocante e gostoso. Eu diria que essa receita serve 3 ou 4 pessoas, com uma saladinha esperta pra acompanhar.

19/10/2016 16:54:56

Mirele

Comentário
Obrigada!!! Receita fantástica!

Resposta da Flora
Querida! Volta sempre :)

06/03/2016 19:16:37

carmem

Comentário
Estou fazendo o quiche espero que esteja bom.

Resposta da Flora
Oi Carmem! Fico feliz em saber que você testou a receita. Que tal ficou o resultado? Obrigada por deixar seu comentário! Um beijo.

11/07/2014 17:19:53

Niege

Comentário
Oi, Flora! Obrigada por compartilhar a receita e ainda de quebra ótimas referências de outros blogs! Amei também o technocolor kitchen. Mas eu escrevi mesmo pra tirar algumas dúvidas: já faz muito tempo mesmo que eu procuro uma base de torta/quiche que se comporte bem com 100% de farinha integral. As muitas que eu já testei não alcançam uma textura legal, ou mesmo um assar homogêneo - ficam pesadas pela natureza do trigo integral. As suas fotos da massa ficaram perfeitas eu diria! Eu queria saber se ficou legal mesmo, se ela assou por completo, se houve algum acúmulo de umidade (tipo no centro da quiche), e o mais importante, se ela sobrevive ao corte, ou se ela esfarela toda. Obrigada e desculpe pelo texto tão longo!

Resposta da Flora
Oi Niege! Obrigada pelo comentário. Olha, das vezes que fiz essa receita saiu legal. Ao cortar, às vezes quebra um pedaço aqui outro ali, sim. Mas não fica super esfarelada, dá pra ter as fatias certinhas. Assando a massa por uns minutos antes de pôr o recheio deve ser o suficiente para garantir que não se acumule umidade no centro. Outra dica legal quanto a isso é optar por farinha integral moída fina. A farinha mais grossa distribui a umidade de um jeito menos uniforme mesmo. Espero ter ajudado. Se você preparar a receita, me conte como saiu, ok? Beijo!

Deixar um Comentário