Bg_site_br

0

Pão rapidão.

22/11/2010 - 0 Comentários - Receitas | Açúcar mascavo, Aveia, Farinha de trigo refinada, Fermento fresco instantâneo, Leite

Domingo é dia de organizar a vida pra próxima semana. 

Comecei colocando roupa na máquina de lavar e fazendo pão.

O pão é parecido com o que fiz domingo passado, mas mudei umas coisas.

Pão de forma 2

1 xícara de farinha branca

1/4 de xícara de aveia em flocos

1 colher de chá de sal

150ml (3 xícaras de café) de leite morno

1 colher de sopa de açúcar mascavo

1/2 tablete de fermento fresco

4 colheres de sopa de óleo

Bate tudo no liquidificador, menos farinha, aveia, e sal.

Coloca numa tigela e mistura bem com a farinha e a aveia. Já é pra ficar com umas bolhas no meio da massa. Aí é acrescentar o sal e misturar bem.

Como eu vi minhas nozes quando abri o armário, aproveitei e coloquei um pouco de nozes e castanhas do pará picadas, fica bommm :)

Coloquei a massa na forma untada com óleo e cobri com um plástico. Agora a massa tá lá crescendo no sol. Deixo por uma hora ao todo, depois ponho pra assar.

Enquanto isso vou preparar almoço e ouvir música.

O que mudei de um pão pro outro mesmo foi tirar o ovo.

Acho que ele ficou meio com gosto de ovo da outra vez, quero ver como fica sem, e pra compensar aumentei o óleo.

Vamos ver se vai dar certo. Notícias em breve.

Atualizando: o pão ficou mais saboroso que o outro, mas também ficou mais baixinho (apesar de que ta fofo igual, não ficou pesado não). Ele é um tisquinho menos propício pra sanduíche, porque quebra com um pouco mais de facilidade. Mas nem ligo, gostei mais dessa versão.

Resumo da Receita

Pão de forma rápido

Fonte: criação própria
Tempo de preparo (mão na massa): 05 minutos
Tempo de preparo (total): 2h 05 minutos

1 xícara farinha de trigo - 1/4 xícara de aveia em flocos - 1 colher de chá sal - 150ml leite morno - 1 colher de sopa açúcar mascavo - 1/2 tablete de fermento fresco instantâneo - 4 colheres de sopa óleo, mais um pouco para untar

Bata no liquidificador todos os ingredientes, menos farinha, aveia, e sal. Em uma tigela, misture os ingredientes do liquidificador à farinha e à aveia, adicionando o sal por último. Unte com óleo uma forma de pão e transfira para ela a massa (que deve ocupar pouco menos de metade do espaço), cubra com plástico. Deixe a massa descansar em local protegido de correntes de vento, de preferência em local levemente aquecido - por exemplo, ao sol. Ela deve crescer até dobrar de volume, em torno de 1 hora. Leve a assar em forno préaquecido a 180°C por 1 hora, até que o pão tenha crescido mais um pouco e esteja com o topo marrom claro. Deixe esfriar por 10 minutos dentro da forma, depois transfira para uma gradinha e espere esfriar por completo.
Rende 1 filão pequeno. Dura até 5 dias à temperatura ambiente, guardado envolto em pano de prato sobre uma tábua, com o lado cortado apoiado na tábua.

IMPRIMIR

Deixar um Comentário