Logo-2017

1

Geléia de laranja.

31/12/2010 - 1 Comentários - Receitas | Açúcar cristal, Café da manhã, Geléia, Laranja, Limão, Vegano

Eu precisava de geléia laranja pra usar em um bolo, resolvi usar um método clássico de fazer geléia de fruta.
Na verdade, o mais complicado foi libertar as laranjas das cascas, casquinhas, sementinhas...

Usei 4 laranjas pêra e um limão galego (porque essas laranjas de verão são meio fraquinhas de sabor e de acidez), e um volume equivalente de açúcar.
Esqueci de tirar foto descascando a laranja, e como essa parte é importante vou tentar explicar usando outros sites como exemplo. A idéia toda é tirar o máximo possível da pele da laranja e das partes branquinhas, além das sementes e casca. Isso porque essas partes amargam quando são cozidas.

Bom, cortei primeiro o topo e a parte de baixo da laranja, com uma faca bem afiada. Precisa ser uma faca de lâmina lisa, se tiver serra começa a sair muito suco. Depois disso, fiz cortes de cima a baixo tirando a casca e a parte branca.
Aqui tem fotos dessa parte: http://saladsremixed.blogspot.com/2010/04/how-to-fillet-orange-or-any-other.html

Em seguida cortei cada gomo pra tirar de dentro da pele da laranja, como na quinta foto desse post:
http://www.deliciousdays.com/archives/2010/02/18/a-tipsy-winter-dessert-arance-allaperol/

Assim que as frutas ficaram prontas, coloquei em uma panela junto de 1/2 xícara de açúcar cristal (a idéia é usar 1 parte de fruta pra 1 parte de açúcar), e deixei desligado pra descansar durante a noite.

De manhã liguei o fogo baixo e deixei borbulhar devagarinho, evitando mexer, por +- meia hora, até que uma colher passada pela geléia deixe um risco no fundo da panela.

Como ia usar imediatamente, não me preocupei em esterilizar o vidro. Em algum momento de 2011 pretendo fazer geléias a sério, e a aí faço um post sobre elas. Gostei muito do sabor e da cor da geléia pronta.
Não ficou nem ácida demais, nem amarga, nem doce. Ficou direitinho com o sabor da laranja. Mmm!

Resumo da Receita

Geléia de laranja

Fonte: criação própria
Tempo de preparo (mão na massa): 30 minutos
Tempo de preparo (total): 9 horas

4 laranjas pêra - 1 limão galego (limão tahiti) - açúcar cristal qb

Descascar as laranjas e o limão se certificando de remover totalmente as sementes, cascas e pele: cortar uma tampa na parte de cima e uma na parte de baixo de cada fruta. Depois disso, cortar tiras longitudinais removendo a casca alaranjada e a pele branca. Então, cortar cada gomo individualmente removendo-o da pele. Após descascar, medir o volume de polpa de fruta, e misturar a uma quantidade igual de açúcar cristal. Deixar descansar em recipiente tampado, à temperatura ambiente por pelo menos 8 horas, podendo ficar de um dia para o outro. Então, levar a mistura de fruta e açúcar a cozinhar em fogo baixo em panela destampada (ou apenas semi tampada, se começar a espirrar geléia quando engrossar), sem mexer, por aproximadamente 30 minutos. Estará no ponto quando uma espátula passada pela geléia deixar um risco no fundo da panela. Desligar o fogo e transferir a geléia com cuidado para um pote de vidro ou louça. 

Rende 3/4 xícara de geléia. Dura até 1 mês na geladeira, guardado em recipiente hermético.

IMPRIMIR

25/11/2016 14:06:28

Vou fazer gostei muito

Comentário
A quantidade de açúcar cristal é o suficiente?

Resposta da Flora
Oi, bem! É uma medida bem clássica no preparo de geléias usar uma parte de fruta para uma parte de açúcar. Fica até um pouco mais doce do que o sabor do meu gosto, mas o açúcar é importante para dar o ponto. Qualquer dúvida, é só chamar por aqui ou pelo email blog@florarefosco.com Beijos!

Deixar um Comentário