Bg_site_br

0

Leite de amendoim super rápido para salvar receitas de última hora

24/10/2016 - 0 Comentários - Receitas | Amendoim, Leite, Leite vegetal, Vegano

Tenho sorte de ter amigos com quem aprendo um monte de coisas. Por exemplo, uma moça que é minha amiga há uns 300 anos, a Flávia. A gente toda a vida troca receitas, e recomendações de leituras, e impressões sobre a vida de maneira geral.
Costumo considerar que, se estou indo com o milho, lá vem ela com o fubá. No caso de hoje, temos o leite de amendoim.
Do jeito que eu preparo, leva mais ou menos um dia. Do jeito dela, são só uns minutinhos – o que vem bem a calhar quando estou com um bolo no forno e lembro que me falta o leite para a calda.

Veja que simples:
- 1 xícara de amendoim tostado sem pele
- 4 xícaras de água filtrada
Medida da xícara: 240ml

Em uma panelinha, coloco o amendoim e a água para aquecer sobre fogo médio. Depois que a água fica quente (com bolhinhas pequenas, sem abrir fervura) deixo o amendoim cozinhar por 5 minutos. A ideia é deixa-lo macio para aproveitar melhor quando bater no liquidificador.

Transfiro todo o amendoim para o liquidi junto com ½ xícara da água e bato até obter uma pasta lisa. Ainda com o liquidificador ligado, aos poucos adiciono o restante da água, até acabar.

Coloco uma peneira sobre o funil, e forro com tecido de fralda. Ali coo o leite para remover todos os pedacinhos sólidos. Este resíduo pode entrar em diversas receitas, neste post tem sugestões.

De próxima, publico a receita desta calda de bolo, que forma uma casquinha quebradiça viciante. 

Como acho que mais gente vai gostar de aprender truques e receitas com a Flávia, aqui vão os endereços dela:
To Puta e Vou Cozinhar, Verdura sem Frescura. Há alguns anos ela tem escrito sobre cozinha vegana & percalços do dia a dia com muita propriedade.

Em tempo: a diferença entre este preparo do leite de amendoim e o que eu costumo fazer (além da evidente questão do tempo e do processo de remover casquinhas) está no sabor. Todos dois são deliciosos, mas: o leite feito com o amendoim cru tem sabor bem suavezinho, neutro. E o leite feito do amendoim tostado tem indisfarçável gosto de amendoim.

Gostou? Foi pra cozinha?
Conta tudo! Te espero nos comentários, no insta e fb.
:*

Deixar um Comentário