Bg_site_br

2

Sobre enxergar coisas boas à beira do caminho - e frapê de goiaba.

03/04/2015 - 2 Comentários - Receitas | Canela, Frapê, Goiaba, Leite, Leite de coco, Leite vegetal, Mel, Sem laticínios, Verão, Vídeo, Vitamina, Vlog

Ando meio filosófica, pensativa, lendo sobre diferentes modos de entender a vida, o quotidiano, espiritualidade. Talvez não faça lá muito sentido do jeito que falo, mas o fato é que ando prestando atenção no que é que cada situação me traz.
Assim como to interessadíssima em estudar maneiras de prestar atenção ao corpo, quero prestar atenção nas maneiras de me/nos relacionar com as pessoas ao redor e as situações que aparecem a cada 5 minutos.
"E daí?" você me pergunta. 

Daí que pedalando por Pomerode reparei nas goiabeiras carregadas, dando tanta fruta que a gente mal sabe o que fazer com tudo isso.
Lembrei que a Dede, uma amigona, me disse que deveria publicar uma receita de frapuccino - uma bebida doce, cremosa e refrescante, que ela gosta de tomar no starbucks.

A rigor, frapuccino é uma  versão de frappé. Era pra ser uma bebida batida até se tornar aerada e cheia de bolhinhas, costuma levar café e é comum adicionar açúcar, baunilha, creme.
E qual é a diferença em relação a vitaminas, café gelado, capuccino gelado? Bom, é um pouco difícil definir. Ao que parece, a diferença está justamente nas bolhinhas, no ar incorporado. Pra isso, se bate no liquidificador por mais tempo.Na minha versão, usei as goiabas (umas 6 unidades, mais ou menos 3 xícaras da fruta picada), leite de amendoim (2 xícaras), mel e canela em pó. E decorei com leite de coco batido de um jeito que fica mais ou menos parecido com chantilly, adoçado com mel.
Daria pra usar leite de vaca, de cabra, de amêndoa, enfim. Usei o de amendoim porque era esse que eu tinha. E se preferir trocar o mel por outra doçura, fique à vontade.

Vocês podem ver meu primeiro vídeo de receita explicando como fiz! Como estava sem jeito, acabei não lembrando de mencionar alguns detalhes. Estarão aqui no post, ok? 

Lavei as goiabas e cortei em cubos, lembrando de separar duas fatias para decorar os copos. Daí levei ao congelador para firmar (se congelar, não faz mal); levei ao congelador também o leite de coco em uma tigela (4 colheres de sopa). Este não deve chegar a congelar, a idéia é que com o frio, a parte mais gordurosa se separe da parte "aguinha", para que eu possa bater com um fouet ou batedeira como faria com nata para chantilly. Vale lembrar que:
a) Dá pra usar neste preparo várias outras opções de frutas que sejam doces e macias: mamão, figo, manga, pêssego, banana, morango. Fica ótimo. E
b) Quando for colher goiabas no pé, não escolha as muito maduras. Essas sempre vêm com bicho. Prefira as que estejam um tiquinho verdes. 

Bom, bati no liquidificador os ingredientes do frapê e coei para retirar as sementes, verti dos copos. Em uma tigela à parte, bati o leite de coco até ficar bem aerado, adocei com mel e bati mais para incorporar bem.

Quando tirei o leite de coco do congelador no dia do vídeo, a "nata" não tinha separado do "soro" - coisa que aconteceu em outras vezes em que preparei esta espuma (e não fotografei). Vá entender. Se tivesse separado, eu deixaria de lado a parte líquida e bateria só a parte cremosa. Como não separou, bati tudo junto mesmo. Dá pra ver no vídeo que o creme ficou fofinho apesar disso, e bem gostoso.
Uma batedeira seria ideal neste caso, mas o fouet também dá super certo. 

Depois de batido, coloquei o creme por cima do frapê às colheradas, polvilhei canela, decorei com as fatias de goiaba, coloquei canudos nos copos e servi. Ficou uma doçura gostosa da fruta, bem geladinho e refrescante.

Agora, uma surpresa:
estou sorteando um kit com um par de aventais com estampa como a que uso no vídeo, mais um caderno - já que sempre cozinho fazendo anotações, imaginei que vocês gostariam da idéia também. Para concorrer, se inscreva no canal do youtube e preencha este formulário aqui.
No dia 01/05 farei o sorteio via random.org e publico o resultado aqui, ok? O prêmio pode ser enviado para qualquer endereço no Brasil, infelizmente não dá pé enviar para fora do país por ora.
"Ta, e cadê as peças, Flora?" vocês perguntam. 
Estão na estamparia sendo impressas amores, em vias de vir a existir. Assim que eu puser minhas mãos nos aventais, fotografo e atualizo o post com a imagem.

E então, o que acharam do vídeo? Gostariam de ver qual receita sendo preparada?
Me contem nos comentários! 

Para receber sempre as novidades, se inscrevam no canal de youtube, e assinem o rss aqui do blog.

10/04/2015 02:05:23

Catharina Strobel

Comentário
Flor, esse frapê tá com uma cara de-li-ci-o-sa!!!! Vou fazer aqui em casa!! Será que fica bom com abacate??? E eu amei a receita do leite de amêndoas. Vira e mexe tem leite de amêndoas e arroz aqui em casa (industrializados), mas o seu ficou com uma cara muito mais "rica"!!

Resposta da Flora
Cath que idéia boa a do abacate! Acho que sairia delicioso, bem cremoso mesmo :) Se experimentar o leite de oleaginosas me conta como saiu. Eu acho o caseiro mais gostosinho que o industrializado, & sai incrivelmente mais barato além de tudo. Beijoca xuxu!

08/04/2015 19:48:38

Celaine

Comentário
Tá! Já pensei em usar um codinome, mas não seria muito bonito da minha parte, melhor assumir né? Mãe e pronto! O que eu mais gosto em todo o texto, é a proposta de olhar para as riquezas ao alcance da mão e às quais não prestamos mais atenção. Me parece que, exatamente porque não deixamos a vida nos surpreender, com belezuras e gostosuras, escondidinhas, que não ficam gritando em outdoors ou pop ups, ao longo das vias. Um beijo!

Resposta da Flora
figura! :) concordo, o melhor de tudo é olhar cada momento com atenção. a partir daí é que as idéias surgem sobre o que fazer com cada momento. ou ingrediente, ou dúvida, etc. beijoca!

Deixar um Comentário