Bg_site_br

0

Tá calor, né?

09/12/2010 - 0 Comentários - Receitas | Alho, Beringela, Brócolis, Cebola, Cenoura, Limão, Sem glúten, Sem laticínios, Sopa, Vegano

Pois é, tá calor.
Mas eu nem ligo, fiz sopa mesmo assim.

1 berinjela pequena em cubos minúsculos
1 cenoura em cubos
1 maço de brócolis (com folha e caule e tudo)
1 cebola em tiras
1 alho fatiado fininho
1 chaleira de água fervendo (precisão de medidas não é meu forte)
1 ou 2 colheres de sopa de azeite de oliva
raspa da casca de 1/2 limão
sal a gosto

Depois de lavar as verduras e colocar o brócoli de molho, piquei a berinjela em cubos de 0,5cm.
Refoguei primeiro o alho e depois a cebola no azeite até ficar macio e começar a dourar, então acrescentei a berinjela. Refoguei até ficar murcha, acrescentei a cenoura. Quando a cenoura ficou macia, joguei a água e deixei tudo ferver por uma meia hora.
Bati umas 4 conchas de vegetais no liquidificador pra formar o caldo (cuidei de deixar a cebola fora disso, porque prefiro ela em pedaços grandes) e voltei pra panela por mais meia hora.

Quando deu esse tempo o caldo já tinha encorpado um pouco, aí coloquei o brócolis picado grosseiramente e as raspas de limão, deixei por mais 5 minutos com a panela tampada.
Temperei com sal, e até pensei em pôr uma pimenta do reino, mas deixei de lado por causa do calor.
A raspa de limão dá um sabor bem gostoso na sopa, faz que ela não pareça tão invernal.
Sei lá. Vi isso numa receita de lentilha uma vez e gostei muito.

:)

Resumo da Receita

Sopa de verduras com raspa de limão

Fonte: criação própria
Tempo de preparo (mão na massa): 20 minutos
Tempo de preparo (total): 1 hora e 20 minutos

 1 berinjela pequena em cubos minúsculos - 1 cenoura em cubos - 1 maço de brócolis (folhas e caule inclusive) - 1 cebola em tiras - 1 dente de alho fatiado fininho
1 chaleira de água fervendo - 1 ou 2 colheres de sopa de azeite de oliva - raspa da casca de 1/2 limão galego - sal a gosto

Colocar o brócoli de molho, levar a chaleira com água ao fogo e lavar as verduras. Picar a berinjela em cubos de 0,5cm. Em uma panela grande, refogar o alho no azeite, em seguida a cebola, até que fiquem macios e comecem a tostar. Adicionar a berinjela e refogar até murchar, então acrescentar a cenoura. Quando a cenoura estiver macia, despejar água o suficiente para cobrir os vegetais e ultrapassá-los na panela. Cozinhar por 30 minutos em fogo baixo, com a panela tampada.
Enquanto isso, enxaguar e picar o brócolis em pedaços pequenos.
Bater 4 conchas de verdura no liquidificador para engrossar o caldo, voltar à panela e cozinhar por mais 30 minutos. Com o caldo já mais encorpado, adicionar o brócolis e as raspas da casca de limão, temperar, deixar cozinhar por mais 5 minutos.

Serve 2 porções. Dura até 3 dias na geladeira, guardado em recipiente hermético.

IMPRIMIR

Deixar um Comentário