Bg_site_br

0

Panquecas de abobrinha e ricota.

07/12/2010 - 0 Comentários - Receitas | Abobrinha , Farinha de trigo integral, Farinha de trigo refinada, Leite, Óleo de oliva, Ovo, Panqueca, Pimenta

Dessa vez inspirada pela Flávia, fiz panquecas pro almoço.

É bom que é rapidinho e fica sempre gostoso.

1 xícara de farinha branca (usei 3/4 farinha branca e 1/4 farinha integral)
1 xícara de leite
3/4 xícara de água
1 ovo
1 pitada de sal

Primeiro de tudo, misturei todos os ingredientes da massa. Ela precisa descansar por +- 20 minutos antes de fritar.
A idéia de acrescentar farinha integral não deu muito certo, porque mesmo que eu desse uma mexida na massa cada vez antes de fritar, ela ficou quase toda no fundo. É a vida.
Pra ficar tudo mais prático, preparei a massa dentro da minha xícara medida, assim é só ir derramando direto na frigideira.

Enquanto a massa descansa, preparo o recheio: refoguei em azeite de oliva um dente de alho picado beeem miudinho, depois uma abobrinha grande, também picada em cubos pequenos.
Acrescentei um dedo de água e deixei cozinhar até ficar macia, mexendo de vez em quando.
No final de tudo joguei cubos pequenos de ricota (acho que era +- 30g, vai do gosto do freguês), sal, pimenta do reino e salsa.
Tampei a panela, desliguei o fogo e retomei a massa.

Ponho um tiquinho de manteiga na frigideira, espalhando com um guardanapo, e frito porções pequenas de massa. Espalho a massa pra ficar redondinha, mexendo a frigideira, e quando o lado de baixo da panqueca solta da frigideira, viro e deixo tostar um pouco mais.
Essa massa fica bem boa de enrolar, bem molinha, apesar de ficar seca por fora.

Coloquei porções pequenas de recheio dentro de casa panqueca e polvilhei parmesão ralado antes de enrolar. Mmmm!

Consegui 10 panquecas, e hoje vou almoçar algumas delas acompanhadas de beterraba em conserva.

Resumo da Receita

Panquecas de massa fina

Fonte: adaptado de toputaevoucozinhar.com.br
Tempo de preparo (mão na massa): 15 minutos
Tempo de preparo (total): 35 minutos

Para a massa: 1 xícara farinha de trigo - 1 xícara leite - 3/4 xícara água - 1 ovo - 1 pitada de sal - manteiga, para fritar

Para o recheio: 1 dente de alho, picado miudinho - 1 abobrinha grande, em cubos - azeite qb - 30g ricota - sal, pimenta do reino, salsa e queijo parmesão ralado qb

Em uma jarrinha medida, misture todos os ingredientes da massa e reserve, deixando descansar por 20 minutos antes de fritar. Enquanto isso, refogue o alho em azeite de oliva, acrescente a abobrinha e refogue até ficar macia, mexendo de vez em quando. Se for necessário, junte um pouco de água. Apague o fogo, tempere com sal, pimenta do reino e salsinha, adicione a ricota partida em pedaços, e reserve, mantendo aquecido. Frite a massa da seguinte maneira: unte uma frigideira média com uma colher de chá de manteiga (espalhando com guardanapo de papel enquanto ainda está fria), aqueça a frigideira sobre fogo médio-alto e despeje uma porção de massa suficiente para formar um disco fino no fundo da frigideira. Gire a frigideira para espalhar a massa uniformemente e dar o formato de círculo à panqueca. Quando ela soltar do fundo da frigideira, vire com a ajuda de uma espátula e toste brevemente o lado que estava para cima. Coloque a panqueca pronta em um prato e mantenha tampada para que não esfrie. Repita com o restante da massa e vá empilhando as panquecas no prato. Assim que a massa terminar, pegue as panquecas uma a uma, coloque pequenas porções de recheio, polvilhe parmesão e enrole, transferindo para uma travessa onde serão servidas.

Rende 10 unidades. Dura até 3 dias na geladeira, guardado em recipiente hermético.

IMPRIMIR

Deixar um Comentário