Eu lembro da primeira vez em que comi brownies.
Foi em um picnic com amigos meus, há uns 8 anos. Olha só (eu to atrás da câmera):
Uma das meninas levou brownies e, do jeito que sou comilona, devo ter comido logo uns três quadradinhos. Eram deliciosos.
Mas sei que precisei deitar de barriga pra cima por um tempo pra "desempanzinar".
Fast forward pra 2014. Já experimentei outros brownies por aí, a maioria meia boca, alguns gostosos... por algum motivo, resolvi prepara-los em casa.
Mas eu não queria ter de usar uma barra de manteiga pra meia dúzia de fatias, logo comecei a procurar receitas adaptadas para isso.
Procura daqui e procura de lá, achei várias idéias, mas nenhuma receita que fosse inteiramente do meu agrado.
Portanto, inventei minha própria versão.Para 12 brownies, vai 1 colher de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de farinha (que pode ser de arroz, para uma versão sem glúten), leva também chocolate meio amargo derretido. E o ingrediente que torna a massa úmida e macia sem pesar o estômago é: batata doce.
Eu sei, você pode ter ficado com a impressão de que o resultado vai ficar muito diferente da receita tradicional de brownie, mas na verdade não. Bom, experimentem e me digam o que acham.
Tentei substituir a manteiga por óleo de girassol uma vez, por óleo de coco em outra, mas aí sim ficou diferente.
Quem testar fazer com alguma gordura vegetal e ficar feliz com o resultado me conte, ok?
- 1 barra de 130g de chocolate meio amargo picado
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal
- 1 xícara de batata doce cozida e amassada
- 1/2 xícara de açúcar cristal
- 3 colheres de sopa de linhaça moída
- 5 colheres de sopa de água
- 1/4 xícara de cacau puro em pó
- 1 colher de sopa de farinha de arroz (pode ser farinha de trigo)
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de fermento químico
Medidas aqui.
Lavei uma batata doce média com uma escovinha e enxaguei bem. Coloquei-a para cozinhar em pouca água, ainda com a casca, até começar a ficar macia.
Descasquei a batata sob um fio de água fria para não queimar as mãos e passei pelo espremedor de batata enquanto ainda estava quente.
Se não tiver um espremedor, pode passar através de uma peneira, ou processar no liquidificador até formar uma pasta uniforme.
Acho mais fácil o espremedor, já que meu liquidificador não é potente, e o método da peneira é mais trabalhoso. De qualquer forma, todos funcionam. O importante é obter um purê liso, sem fibras. Meço uma xícara dele para esta receita e coloco na tigela em que vou preparar a massa, se sobrar um pouco guardo para usar outra hora.
Misturei a linhaça com a água em um potinho de deixei de lado, aí derreti o chocolate picado e a manteiga juntos, em banho maria.
Meio de olho no chocolate (pois derrete depressa), fui misturando na tigela a batata amassada e o açúcar, batendo com uma colher de pau.
Já testei usar açúcar mascavo e rapadura ralada no lugar do açúcar branco, e vou te dizer: o doce fica bom, mas completamente diferente de brownies como a gente lembra deles.
Enfim. Assim que o chocolate terminou de derreter, removi do calor.
Adicionei à tigela a linhaça hidratada e bati até ficar homogêneo, em seguida incluí a farinha e o cacau, sempre mexendo.
Incorporei o chocolate derretido à massa, e por último sal e fermento.
Coloquei ainda 60g de chocolate meio amargo picado em pedacinhos. Dá pra pôr M&Ms, nozes picadas... é opcional.
Distrubuí porções iguais da massa por 12 forminhas de muffin untadas com manteiga e polvilhadas com cacau em pó.
Não testei ainda preparar em uma forma única e cortar em quadradinhos depois, acredito que a única mudança seria assar por mais tempo para que o centro ficasse firme.
Nesta versão, deixei assar por 1 hora em forno pré-aquecido a 180oC.
Ao sair do forno, as bordas/casquinhas estavam firmes e crocantes, o centro permanece macio.
Desenformei imediatamente, e esperei esfriar por completo sobre uma gradinha.
Os brownies duram até 4 dias guardados em recipiente hermético na geladeira, mas são mais gostosos se forem comidos no dia do preparo porque com o tempo a umidade do centro do doce passa para a casquinha e ela perde a crocância.
Rende 12 brownies.
E vocês, têm alguma receita com ingrediente secreto?