Logo-2017

0

Detalhes tão pequenos – café da manhã engatilhado para desacelerar manhãs

06/12/2016 - 0 Comentários - Detalhes tão pequenos | Café da manhã, Organização

Convenhamos que “não tenho tempo” é uma expressão que define prioridades. Afinal, a questão não é “o quanto” se tem, e sim quais são as atividades a que a pessoa dá importância e dedica seu tempo.
Se nos ocupamos de muitas coisas que não nos fazem crescer ou sorrir (de preferência, crescer e sorrir), parece que é hora de mudar. Quando a gente percebe algo que é importante, dá-se um jeito de fazer com que este algo aconteça com frequência.

Por exemplo: tomar café da manhã com calma no cotidiano é um luxo? Pode até ser, mas quando começo o dia devagar meu humor e capacidade de concentração ficam muito melhores, então invento jeitos de garantir esse pequeno luxo.

Mesmo quando eu tinha que começar a trabalhar às 4h da manhã, reservava uns 10 minutos antes de sair de casa pra beber o café sentindo o gosto dele, e comer alguma coisinha.
O segredo pra tomar cafés da manhã decentes é pensar com antecedência, como naquele caso de parar de comer miojo.
E exige bem menos antecedência do que para preparar um cardápio pra semana. Basta ajeitar a mesa na noite anterior.
Coloco a louça no lugar, deixo a cafeteira no fogão prontinha (é só acender a chama), e a comida separada.

- Se for beber chá em vez de café, deixo a erva dentro no infusor já na xícara, e a chaleira com água no fogão.
- Se quiser mingau, deixo a porção de aveia em um potinho, a panela no fogão, uma fruta, leite e umas castanhas por perto.
- Se for salada de fruta, deixo pronta na geladeira.
- Se for pão, deixo ele na tábua com a faca ao lado, e na mesa já fica o que for em cima: mel, melado, pasta de amendoim, abacate, chimia, pasta de cacau...
- Se for iogurte, separo a porção em um potinho na geladeira, deixo à mesa a linhaça e canela, e o que mais for junto (granola, aveia, frutas).

As opções são muitas.

Este é um jeito simples de cuidar de si mesmo no dia a dia. É só começar que logo logo vira hábito. Aposto que ajudaria bastante em casas onde tem criança. Desse jeito, dá tempo até de lavar a louça antes de escovar os dentes e sair. 

Qual é a sua maneira de fazer o cotidiano ser mais tranquilo?
Conta nos comentários!

:*

Deixar um Comentário