Bg_site_br

26

Como e porquê olear tábuas de corte de madeira.

05/06/2014 - 26 Comentários - Detalhes tão pequenos |

Há um bom tempo eu andava interessada em saber mais sobre como e porquê olear tábuas de corte de madeira, considerando que comprei duas tábuas pelas quais me apaixonei de imediato.

Sabe como é, queria cuidar bem delas.

Quando a tábua é oleada, forma-se uma camada de proteção que facilita a limpeza e aumenta a durabilidade dela.

A umidade fica, em parte, impedida de permear as fibras da madeira, prevenindo a absorção de alimentos que poderiam deixar odor, manchar, favorecer o acúmulo de bactérias, e formar bolor.

Isso deveria ser feito antes do primeiro uso da tábua, e depois como manutenção.

Para saber qual óleo usar, como e quando, continue lendo.
Primeiro, a frequência:

De acordo com um dos sites onde me informei, durante a primeira semana de uso a tábua deve ser oleada todos os dias; no primeiro mês, uma vez por semana; depois uma vez por mês pelo resto da vida da tábua.

Há quem diga que você deve olear cada vez que usar, há quem diga uma vez por semana sempre.

A primeira versão dos fatos foi a que mais fez sentido pra mim.

Minhas tábuas já estavam em uso há uns 8 meses quando finalmente fui procurar saber mais sobre os cuidados. Não tenho cozinhado constantemente, venho oleando uma vez por mês e acho que tá bom.

Bom, e qual tipo de óleo?

Não os mesmos óleos que se usa para cozinhar, isso com certeza.

Porque eles oxidam e ficam ranços rapidamente, interferindo no sabor da comida que for preparada sobre a tábua.

Os óleos que usamos para cozinhar (canola, soja, girassol, oliva, manteiga etc) são óleos que não polimerizam, ou seja: não secam em forma de película "plástica". Então além de deixar gosto ruim não protegeriam muito a madeira da umidade, eventualmente deixando uma textura gosmenta na tábua.

Duas boas opções são óleo de linhaça e óleo mineral.

O primeiro é uma boa opção justamente porque forma a película rígida que acabei de comentar, selando a tábua, fazendo cada aplicação durar mais. 

É preciso ter atenção com óleo de linhaça, pois ele é muito usado em marcenaria e pintura, e não necessariamente o que você encontrar vai ser seguro para usar em algo que vai ter contato com alimentos. É comum que seja associado a metais pesados, que aceleram a secagem, portanto leia o rótulo antes de usar/ comprar.

Honestamente, eu não encontrei óleo de linhaça puro. (Não que eu tenha procurado muito... Quem tiver dicas de onde encontrar, conte nos comentários, por favor.)

Muito bem, a segunda opção, óleo mineral pode ser encontrada com facilidade em qualquer farmácia e custa barato. Foi meu escolhido em função desta praticidade.

(Você quer comprar o óleo mineral para uso interno, apenas esse é seguro para uso em contato com alimentos).

O óleo mineral, diferente do óleo de linhaça, não polimeriza por completo, mas por se manter fluido ele pode preencher pequenos cortes e reentrâncias na madeira entre uma aplicação e outra.

Pode ser usado misturado a cera de abelhas para equilibrar essa característica, mas se você não tiver cera à mão, use puro mesmo.

Para preparar a mistura de óleo mineral e cera de abelha, raspei 1/2 colher de chá de cera e juntei a 1 xícara (240ml) de óleo. Aqueci levemente em banho maria, apenas até derreter a cera. Misturei bem e despejei a mistura de volta ao frasco onde veio o óleo, assim posso guardar para aplicar a mistura sempre que quiser.

Se preferir, aqueça o óleo em microondas, com cuidado. Espere esfriar antes de usar.

A aplicação se faz com a tábua limpa e completamente seca, a quantidade de óleo vai depender do tamanho da tábua. Viu como ela tava antes?

Derramei um pouquinho, espalhei com um papel toalha, e deixei a tábua apoiada de pé por 15 minutos para que absorvesse bem. Repeti essa operação até ela não aceitar mais a mistura de óleo e cera. No caso, precisei aplicar duas vezes só. Repeti do outro lado, passei um pouco de óleo nas laterais também.

Depois deixei ela apoiada de pé, de um dia para o outro para terminar de absorver bem o óleo, preenchendo a superfície. Antes de guardar, dei uma polida com um pano de louça limpo e seco.

Lembre de sempre limpar sua tábua imediatamente após o uso, com esponja macia e sabão neutro, enxugando bem e deixando secar ao ar. 

Para ter certeza de que a tábua não vá embolorar, guarde em lugar arejado.

Fontes de pequisa:

Site End Grain Cutting Board

Site Instructables

Site Stack Exchange - Cooking

PS: Relendo os sites onde pesquisei, vi que o óleo de coco é uma boa opção também. Por ter alta concentração de gordura saturada é muito mais estável que outros óleos vegetais, pode demorar até 2 anos para ficar ranço, resiste a oxidação, e tem propriedades bacteriostáticas e antisépticas.

11/05/2017 21:00:14

Zeca R.N

Comentário
Oi Flora, boa noite. Parebens pelo Blog, muito bacana. Sabe me informar se as colas de madeira brancas mais comuns podem ser usadas para colar as tabuas de carne? Ha algum problema se forem ingeridas? Soltam-se na frequencia do uso e agua? Obrigado

Resposta da Flora
Oi Zeca, tudo bem? Olha, não conheço sobre estes detalhes. Vou conversar com alguns amigos e logo logo volto pra te contar. Valeu!

10/05/2017 11:54:14

italo

Comentário
Bom dia Flora...estou fazendo uma tabua de corte para carne ..legumes..verduras enfim para uso na cozinha estou usando um corte de araucaria este tipo de madeira é usado e que tipo de acabamento devo dar...só com oleo mineral ou como vc ja fez usando óleo com cera de abelha derretido?

Resposta da Flora
Oi rapaz, tudo bom? O importante é que a madeira escolhida seja dura, tenha o cerne bem fechadinho, sabe? Assim você garante durabilidade. Sobre o tratamento, se fizer com a cera junto a tábua fica mais selada, mais protegida de toda a umidade com que terá contato. Qualquer dúvida, me chama por aqui ou pelo email. Um abraço!

05/05/2017 15:43:58

Carol

Comentário
Olá, também tenho muito cuidado com as minhas tabuas de corte, são peças lindas e pretendo utilizá-las por muito tempo ainda. Quando adquiri minha última peça, o vendedor me indicou a passar o óleo para manter ela sempre bonita e com aspecto de novo. Ele me explicou os benefícios de utilizar e me garantiu que a tábua ficaria conservada por muito mais tempo. Sendo assim, deste então estou utilizando o Óleo Conservador da marca VAIK https://www.casadicor.com/oleo-conservador-para-tabua-de-corte-em-madeira-vaik-100ml-ctm100ml tenho notado bons resultados, além de que rende muito um frasco de 100ml, vale a pena o investimento. Adorei suas dicas Flora!

Resposta da Flora
Oi Carol, tudo bom? Obrigada por deixar seu comentário, eu ainda não conhecia a Vaik, quero ficar curiosando o site agora :) Beijos, volta sempre!

05/05/2017 15:07:58

Débora

Comentário
Oi Flora! Olha só, acabei comprando este óleo especial para uso em tábuas de corte em madeira: https://vaik.com.br/produto/oleo-protetor-e-conservador-para-tabuas-de-corte-100ml/ Este diz que é Food Safe, próprio para tábuas de corte. Legal seu post, hein. Parabéns!!!

Resposta da Flora
Menina, não conhecia essa loja. Obrigada pela dica! Volta sempre :*

26/04/2017 14:43:17

João Carlos

Comentário
Boa tarde. Gostaria de saber como com o que preencher nas rachaduras ou buracos da madeira.Isso numa tora de madeira que quero fazer de sepo.

Resposta da Flora
Oi João! Amigos que trabalham com marcenaria me recomendaram utilizar pra preenchimento uma mistura de cola e pó de serra. Ou então, utilizar uma cera mais dura para preencher as frestas (como cera de abelha). Qualquer dúvida, chama aqui ou no email que converso com os amigos marceneiros pra tentar descobrir mais detalhes. Um abraço!

24/04/2017 16:44:46

João Almeida

Comentário
Olá! Muito bom o post. Gostaria de saber se também posso usar para dar acabamento a um rack para TV, ou um armário/prateleira. Obrigado!

Resposta da Flora
Oi João! Tudo bom? Pode usar sim, tranquilamente. Neste caso, como a madeira não terá contato com alimentos, de repente você pode preferir utilizar alguma cera, pois o acabamento vai durar mais tempo. Espero ter ajudado, um abraço!

23/04/2017 08:56:29

Mario Jose Sant Ana de Melo

Comentário
Ola Flora,tenho uma duvida posso embalar com filme de pvc tabua de madeira cozinha )aplicado óleo mineral para vender.

06/02/2017 17:54:19

Rodrigo

Comentário
Olá Flora. Gostaria de saber qual a melhor madeira pra se fazer uma tabua de carnes, temperos e alimentos diversos?

Resposta da Flora
Oi Rodrigo, tudo certo? Poxa, essa pergunta vou precisar dar uma pesquisada para te responder. O indicado é usar madeiras mais duras, e que não tenham tendência a empenar/dar fresta, para desgastar o mínimo possível ao longo do uso. Vou tentar descobrir alguns exemplos e volto para te contar, ok? Até logo!

02/02/2017 09:38:52

André Castro

Comentário
Bom dia Mário! No caso de tábuas de bambu será que o procedimento com óleo mineral também funciona?

Resposta da Flora
Oi André, tudo bom? Pelo que tenho visto de peças de bambu já finalizadas, elas têm um comportamento similar à madeira, sim. Pode mandar bala! :)

30/01/2017 19:15:54

ADEMIR DOS SANTOS

Comentário
Parabéns pelo desenvolvimento do assunto sobre selar tábua, também pesquisei muito sobre o assunto, disseram-me que o melhor óleo é o mineral, só tenho uma dúvida, mesmo lendo os comentários anteriores, esse óleo é o mesmo comprado em farmácia (utilizado para lavagem intestinal), entrei no site http://www.ironfittings.com.br, eles tem um produto chamado (GIF White Oil), custa R$ 19,69 250 ML.

Resposta da Flora
Oi Ademir! Tudo bom? Esse que aparece no site ironfittings me parece ser exatamente o mesmo óleo mineral que a gente encontra na farmácia, até porque está indicado para uso interno. Imagino que em farmácia você consegue um preço melhor. Qualquer coisa, me chama! Um abraço, volta sempre.

23/01/2017 23:20:57

Caio lins

Comentário
Olá! Legal mesmo seu blog e a maneira que você se comunica, agradeço você desde já \o/! Viu, gostaria de algumas perguntinhas, o oleo mineral tem problema usar nas tabuas quando na embalagem diz ser para uso externo e interno ? Fiquei curioso sobre essa propriedade de polimerização dos oleos! Você saberia dizer outros oleos naturais que são bons nisso ? A junção da cera no oleo mineral é justamente pra cera criar a " pelicula " ? Esses oleos, substituem os vernizes ou stain na hora de buscar dar acabamento, impermibilização e proteção nas peças em geral de madeira ? Desculpe caso fiz perguntas de mais hehe Obrigado novamente!

Resposta da Flora
Oi Caio! Tudo bem? Obrigada por deixar seu comentário :) Vejamos as suas perguntas: -o tipo que se usa é esse mesmo, para uso externo e interno. Tem que ter certeza que se pode usar internamente, já que vamos acabar ingerindo um pouco dele junto dos alimentos. - Sobre a propriedade de polimerização, preciso dar uma pesquisada a mais, não saberia te dizer outros óleos de origem vegetal que se comportem da mesma maneira. - A mistura de óleo e cera é para formar a película, isso mesmo. A cera é ótima para manutenção de madeira também, só que fica pouco prático de aplicar, deixando muito resíduo, então acabo misturando no óleo que é absorvido mais facilmente. - Dependendo do uso da sua peça de madeira, pode ser que os óleos substituam o verniz, mas se for algo que fique em área externa por exemplo, ou em contato constante com umidade, talvez não dê tão certo. Para este caso, acredito que ceras dão um resultado melhor. Me conta dos testes que você fizer? Volta sempre! Um abraço!

23/01/2017 23:18:31

Caio

Comentário
Olá! Legal mesmo seu blog e a maneira que você se comunica, agradeço você desde já \o/! Viu, gostaria de fazer algumas perguntinhas, o oleo mineral tem problema usar nas tabuas quando na embalagem diz ser para uso externo e interno ? Fiquei curioso sobre essa propriedade de polimerização dos oleos! Você saberia dizer outros oleos naturais que são bons nisso ? A junção da cera no oleo mineral é justamente pra cera criar a " pelicula " ? Esses oleos, substituem os vernizes ou stain na hora de buscar dar acabamento, impermibilização e proteção nas peças em geral de madeira ? Desculpe caso fiz perguntas de mais hehe Obrigado novamente!

22/01/2017 19:00:38

Rodrigo

Comentário
Muito bom o post Flora, parabéns!! Sabe me dizer se o óleo de linhaça seria este aqui vendido no mercado livre? Óleo De Linhaça Dourada Pazze 250 Ml (prensado A Frio) https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-768174190-oleo-de-linhaca-dourada-pazze-250-ml-prensado-a-frio-_JM Ele seria mais indicado que o óleo mineral? Obrigado!

Resposta da Flora
Oi Rodrigo, tudo bom? Obrigada, rapaz :) Fico feliz que o post ajudou. Não cheguei a usar o óleo de linhaça na minha cozinha, mas pelo que li internet afora, acredito que é exatamente este o tipo. Se experimentar por aí, você me conta que tal? Um abraço!

16/01/2017 13:29:49

Rogers

Comentário
Boa tarde FLora. Obrigado pelo post. porém fiquei com uma dúvida que não encontrei em local algum. Eu fiz um copo com coco seco, porém gostaria de dar um acabamento nele por dentro para tirar aquela aparência de coco velho, gostaria de saber, se posso utilizar este oleo mineral, e principalmente quando ao gosto, pois vou beber no copo hehe, este seria o mais indicado? ou teria outra opção/? Obrigado.

Resposta da Flora
Oi Roger! Tudo bem? Rapaz, que que eu te digo? Acho que você precisa fazer o teste mesmo. Acredito que com algumas camadas do óleo mineral na parte interna o copo já adquire aparência brilhante, e se você deixar descansar por uns dois ou três dias antes de começar a usar, o material já deve absorver bem o óleo para que o sabor não fique. Pelo menos nas tábuas, o sabor desaparece por completo. Me conta depois? Um abraço!

22/12/2016 10:42:59

Ronald Marques

Comentário
Olá, parabéns pela matéria! Talvez você possa me ajudar! Tenho uma tábua de corte de madeira tipo bolacha, feita de uma jaqueira. Acontece que na mesma abriu uma rachadura não muito grande, mas que está me impossibilitando de usa-lá. Você saberia me responder com qual tipo de cera poderia preencher essa rachadura, talvez cera de abelha? Muito Grato!

Resposta da Flora
Olá Ronald! Tudo bom? Muito obrigada pelo seu comentário, fico feliz que o post ajudou você :) Vou precisar dar uma pesquisadinha sobre a melhor forma de preencher a fresta, e logo logo volto com uma resposta pra você. Um abraço! Voltei! Conversei com alguns amigos marceneiros, surgiram duas sugestões para sua tábua: - uma foi preencher essa rachadura com cera de abelha; - a outra foi preencher com pó de madeira (pó de serra) e cola de madeira. Agora, a questão é conseguir se informar sobre uma cola que possa ficar em contato com o alimento depois de secar. O intuito é usa-la como ligar pra formar uma massinha, sabe? Se eu encontrar mais ideias, venho contar pra você. Mande notícias aí da sua cozinha! Um abraço, Flora.

12/12/2016 14:08:44

alexander

Comentário
Olá Flora, Parabéns pelo post! Fiz uma busca para acabamento de tábuas de carne pela internet e, na maioria dos caso, as informações, embora muitas vezes corretas, estavam pouco estruturadas. Na busca apareceu uma referencia a essa página. Seu post é objetivo e consistente, gostei muito. Vou olhar o restante do blog agora. Boa sorte!

Resposta da Flora
Oi Alexander! Tudo certo, rapaz? Poxa, que coisa boa receber teu comentário. Muito obrigada por tomar o tempo pra deixar esse recado :) Volta sempre! Se tiver alguma dúvida, ou sugestões, conta pra mim. Um abraço!

12/12/2016 12:04:48

Luiz

Comentário
Flora...nome da minha Madrinha hehe...muito claras suas explicações, faço vários trabalhos artísticos aqui na minha região ( Jaraguá do Sul- SC ) e minhas clientes as vezes pedem coisas inusitadas, desta vez justamente me encomendaram duas taboas bem rusticas de fatias grossas de tronco de arvore, seu post ajudou muito na compreenção deste tratamento obrigado,,,,

Resposta da Flora
Oi Luiz! Tudo bom? Fico super feliz que o post tenha ajudado. Fiquei curiosa pra conhecer mais do seu trabalho em madeira. Sabe que cresci em Jaraguá? rs Volte sempre! Um abraço.

04/12/2016 08:33:13

Rafael

Comentário
Olá, parabéns pelo post, muito útil e esclarecedor! Eu entende que sua escolha para uso pessoal foi o óleo mineral(que se encontra em farmácias - uso interno). No entanto, após ler os comentários e suas observações, fiquei indeciso sobre qual seria a melhor opção. Óleo de coco, mineral, de nozes...?????? É possível afirmar que há uma opção melhor e mais efetiva na manutenção? Desde já, obrigado!

Resposta da Flora
Oi Rafael, tudo bom? Rapaz, eu tenho usado sempre o óleo mineral mesmo, porque encontro com facilidade e a um preço acessível. Gosto bastante do resultado que ele dá, inclusive profissionais da cozinha já me disseram que usam bastante na manutenção de superfícies de madeira e de inox. Como não experimentei com os outros óleos na minha cozinha, não sei te dizer se o resultado fica igual ou melhor. Agora, já me aconteceu de o óleo de coco ficar ranço dentro do pote (quando eu guardava à temperatura ambiente e o verão estava intenso). Depois disso, passei a guardar na geladeira. Acredito que ele poderia dar um gosto esquisito na tábua, então não me parece uma opção tão boa. E o óleo de nozes nunca encontrei para comprar. Mas sendo uma opção de origem vegetal, soa interessante. Se você encontrar, me conta? Manda notícias, ok? Um abraço!

21/11/2016 13:14:57

José Neto

Comentário
Boa tarde, extremamente instrutivo e esclarecedor seu post, gostaria de saber onde consigo comprar o óleo mineral e quantidade ???

Resposta da Flora
Boa tarde! Tudo bom? Fiquei feliz em receber seu comentário, em saber que bom que o post ajudou :) Eu compro o óleo mineral em farmácia, geralmente eles têm frascos de 100ml por +- R$10,00. Como uso só em casa, e em cada passada deve ir entre uns 5-10ml, dura bastante. Qualquer dúvida, é só chamar! Um abraço.

15/09/2016 23:36:45

Helder

Comentário
Gostaria de saber se pode servir alimentos em peças de madeira em botecos

Resposta da Flora
Oi Helder, tudo bem? Rapaz, pelo que eu sei a Vigilância Sanitária proíbe o uso de tábuas de corte de madeira em restaurantes e outros estabelecimentos que servem comida, infelizmente (embora haja estudos publicados ressaltando que é possível sim manter condições de higiene satisfatórias utilizando este material, por exemplo: http://publicacoes.unifran.br/index.php/investigacao/article/viewFile/205/159). Não consegui ter certeza se a proibição se extende ao uso das tábuas para servir o alimento, porque n±ao fica explicitado na resolução que a Anvisa publicou a respeito. De repente você poderia entrar em contato direto com eles para checar. Aqui tem dois links que podem ser úteis: http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra_final.pdf http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/388704/RESOLU%25C3%2587%25C3%2583O-C%2BN%2B216%2BDE%2B15%2BDE%2BSETEMBRO%2BDE%2B2004.pdf/23701496-925d-4d4d-99aa-9d479b316c4b Se puder ajudar com mais alguma dúvida, me chama. Um abraço! Flora.

01/09/2016 14:24:03

Érico Hoshino

Comentário
Olá Flora! Acabei de ler seu estudo e fiquei muito satisfeito com as informações que encontrei aqui. Fiquei feliz em encontrar informações diretas e complementares. Meus parabens.

Resposta da Flora
Oi Érico! Tudo bom? Fico muito feliz em receber seu comentário! A coisa que mais gosto de fazer é estudar, fazer testes, e poder dividir essas informações! Volte sempre. Se tiver algum dúvida, ou sugestões de post, vou gostar se saber. Um abraço!

09/04/2016 03:41:33

magno

Comentário
Olá Flora! obrigado pelas dicas, pois sou robista , e tenho boa habilidade para criar peças em madeira, mas confesso que o acabamento sempre foi meu maior problema...um abraço!

Resposta da Flora
Bom dia, Magno! Fico feliz em ajudar :) Adoro dividir as informações que vou descobrindo. Volta sempre! Abraço pra ti.

26/01/2016 01:31:00

Sergio

Comentário
Show de Bola, este tópico.

Resposta da Flora
Oi Sergio! Obrigada por deixar seu comentário, volta sempre! :)

03/05/2015 14:48:18

Ricardo Climaco

Comentário
Além do tungue você pode optar em usar o óleo de nozes Sds

Resposta da Flora
Oi Ricardo, tudo certo? Li em sites estrangeiros sobre o uso de óleo de nozes. Sabes onde dá pra encontrar aqui no Brasil? Obrigada pelo comentário! Um beijo.

27/04/2015 16:13:32

Massao Asaga

Comentário
Olá Flora. Tenho acompanhado seu blog e achei incrível sua escolha e seu desenrolar, manda ver, você é muito talentosa, quanto ao óleo de tungue, é o que usamos comumente em marcenaria como descrito acima pelo Marlio, a única diferença do mineral é que entre cada demão tem um certo tempo de secagem e varia a concentração, de 30% (mais líquido para facilitar a penetração na madeira) até 100% na última demão (pra selar bem selado).

Resposta da Flora
Oi Massao, tudo bom? Poxa, que bacana que cê tem acompanhado o blog, que ta curtindo o conteúdo :) Obrigada por dividir a informação sobre o óleo de tungue. Volta sempre!

02/12/2014 14:59:36

Marlio Silva

Comentário
Olá Flora, Acabo de ler seu texto e se puder responder onde encontrar oléo para madeira, ai vou eu lhe responder. Neste site de fabricante de óleo você encontra onde comprar http://www.ironfittings.com.br/oleos/oleo-de-tungue ......eu até já falei com um atendendo sobre dúvidas do produto. Ele garantiu que assim que óleo entre em processo de cura ele inerte nesta questão de toxico. É 100% confiável para tábuas de carne, fruteiras de madeiras e brinquedos infantis. Outro óleo interessante é este aqui, mas não testei ainda, mas me parece super confiável. Tentei ligar para o fabricante mas não consegui ainda. veja : http://www.milleniumquimica.com.br/biblioteca/ITEM531/1598-LIT-PIS%20Suma%20Lube-LR.pdf Espero ter ajudado. Att, Marlio SIlva http://instagram.com/mavigabi

Resposta da Flora
Oi Marlio, tudo bom? Muito obrigada pelas dicas. O óleo de tungue, não conheço. Já o óleo mineral, pelo que li no pdf, é o mesmo tipo que se encontra em farmácia para uso interno -o que eu uso nas minhas tábuas. Bem interessante que nos links que você mandou estes produtos são citados como boas opções para fazer manutenção de aço inox (o mineral) e de pedras (o de tungue). Acho que o mármore do meu balcão ia ficar bom com uma manutençãozinha :) Volte sempre!

Deixar um Comentário