Bg_site_br

Filosofia de pia

Sabe aqueles momentos em que a gente esquece do mundo lavando a louça? O pensamento vai longe, a atenção fica na espuma do sabão... de repente nos conta de alguma ideia, alguma consideração que a mente fazia e a gente viu. Aqui estão algumas das minhas.

2

Filosofia de Pia – Poesia e Simple Bold

07/09/2016 - 2 Comentários - Filosofia de pia |

Teve uma vez em que fui a Curitiba por uns dias, e tinha tempo pra passear durante o horário de trabalho da amiga que me hospedou. Resolvi ir no MON, e lá encontrei uma exposição grandona sobre o Leminski – que até então eu não tinha lido.

Pra falar bem a verdade, sempre tive um certo bode de poesia. Pra mim, poesia tava associada a parnasianismos e maneirismos que simplesmente não assimilo. Não chego na compreensão do que esses caras muito abstratos querem dizer. Gostava só de uma ou outra do Pessoa, e daquela do Bandeira sobre o porquinho da índia.
Além do mais, achava que poesia era um negócio esnobe, pretencioso. Daí dou de cara com o Leminski! Fiquei até o museu fechar, pirando no universo dele.


0

Quando o bode de cozinhar é maior que o tesão.

23/07/2016 - 0 Comentários - Filosofia de pia |

Cozinhar é um tesão. Comer também.
Pelo menos, eu acho a coisa mais divertida. É meditação, alquimia, etc. Mas tem dia em que, seriamente, dane-se.
Não é?
Falta vontade, falta fome. Noites depois de dias longos em que comer é impulso, um hábito.
E a pior coisa que poderia fazer neste caso é estragar com a graça da coisa toda cozinhando "por obrigação".


2

Filosofia de pia – Por onde andei.

07/03/2016 - 2 Comentários - Filosofia de pia |


Foto: Max M. Fuhlendorf

2015 foi um ano bem intenso na minha vida, mais pra dentro do que pra fora. Pensei que seria um ano de observar e absorver, de aprender um monte de coisas, mais do que de realizar. E foi.
Só que pensei também que a sequência natural dos acontecimentos seria a partir daí gerenciar melhor meu tempo, me humor, a publicação de textos e vídeos, prática de esporte e meditação... pfff. A gente é tão ingênuo, não é?
Não sei quem foi inventar essa ideia de que primeiro acontece uma coisa, depois outra. Sempre é tudo-ao-mesmo-tempo-agora, e a gente é que precisa fazer o ritmo.
Continuo observando e aprendendo, e to começando a achar que esse momento dura a vida inteira. Então, pra vida ser inteira mesmo, o jeito é ir realizando ao longo do caminho aquilo que temos vontade. Foi o que fiz.
Quase. Pra ficar completo, me falta dividir aqui as coisas que descubro. De modo que aí vai um resumão dos últimos tempos.


1

Filosofia de pia: A diferença entre tensão e tesão.

22/06/2015 - 1 Comentários - Filosofia de pia |

Ultimamente, considerei mudar essa coluna de "filosofia de pia" para "filosofia de sova". Embora lavar a louça continue sendo um ótimo momento para divagar, me impressiono com o quanto posso estar atenta a uma massa de pão e paralelamente me deixar levar por assuntos que de outra forma eu não me daria o tempo de desenvolver. 

Por exemplo: num dia em que levantei bem cedo e fiquei fora até o fim da tarde, eu precisava fazer pães que foram encomendados para a manhã seguinte. Por conta do cansaço estava com um certo bode, já que o compromisso a cumprir exigia energia física (preparo e sovo tudo manualmente).
Coloquei uma música e fui dizendo cá com meus botões que tinha que parar de pensar no cansaço e preparar os pães sem pressa, com dedicação, como todos os outros. Que os queria macios, bem crescidos, com domo alto. "Preciso sovar direitinho, pra massa ficar tesa e crescer bem".
Foi aí que me distraí, deixando o trabalho todo a encargo dos braços.


1

Filosofia de pia - agora gesticulando!

01/04/2015 - 1 Comentários - Filosofia de pia |


A equipe de filmagem!

Amores, não sei se eu já mencionei alguma vez o meu hábito de gesticular. Já? Pois não consigo falar sem mexer as mãos, é até engraçado.

Bom. Fato é que, daqui em diante, publicarei vídeos no youtube. Assim, além de palavras e fotos, vou poder usar gestos para explicar como são as receitas e dicas que saem aqui da minha cozinha.


1

Filosofia de pia - vamos aos fatos.

27/02/2015 - 1 Comentários - Filosofia de pia |

Gente bonita, comentei com vocês que em 2015 quero cozinhar e escrever mais, estar bem presente aqui no blog. Lembram?

Bom, em fevereiro me organizei para parar de trabalhar em filmagens e vim para Santa Catarina me dedicar à cozinha. As idéias são muitas, e vou concretizar algumas de cada vez.
Pra começo de conversa, estou preparando os quitutes servidos no Instituto Orbitato nos dias em que há cursos e encontros. Ali, estuda-se moda, arquitetura e design, com a mão na massa e em aplicações muito práticas. Dêem uma olhada no site.

E na galeria-loja Orbitato você pode comprar produtos caseiros meus. Por ora, o ninho  de abelha, em breve também o pão 100% integral fofinho, e o famoso chutney de manga. O instituto e a galeria ficam no mesmo endereço, no centro de Pomerode - SC.
Outra coisa boa: mesmo quem não puder vir pessoalmente dar um oi e conhecer meus produtos caseiros, vai poder me ver nos vídeos, que vão sair em breve. Que tal? 

A galeria fica aberta de segunda a sábado, das 09 às 18h, e em alguns domingos especiais também.
Tem roupas, acessórios, quadros, pinturas, objetos para a casa & quitutes É o que tem pra hoje ;)
Dica: a cidade, que já é um xuxu, fica mais lindinha ainda durante a época de páscoa.
Fica na rua XV de novembro, 426. Pomerode - SC.

Espero vocês! 


2

Filosofia de pia - bom dia 2015!

05/01/2015 - 2 Comentários - Filosofia de pia |

Amores, como vocês têm passado os últimos dias?
Espero que, de férias ou trabalhando, tenham passado perto de pessoas queridas, fazendo coisas que gostem.

Agora, já na primeira segunda-feira de 2015, estou a todo vapor preparando a casa (e eu própria) para o que se segue: louça lavada, pão fermentanto, feijão de molho. Ontem fui à feira buscar verdura fresca, que também já ficou limpinha.

Não é que essas datas comemorativas marquem com a maior habilidade do mundo fins e começos, mas pelo menos dá pra aproveitar essa "aura" de ano novo e preparar os dias, semanas, meses, acontecimentos que vão vir.
Tenho um bocado de histórias pra contar, receitas, curiosidades - assim como a Dra Jo e o Gabriel.
Com certeza estarei mais presente por aqui, pra dividir com vocês a empolgação que me leva todos os dias (ou quase todos os dias, vai...) à cozinha.

Beijo grande, e um bom ano pra todos nós!
Flora.


2

Novidade visual

05/06/2014 - 2 Comentários - Filosofia de pia |

Esse é um post curtinho, só pra contar de uma novidade que eu andava esperando há algum tempo, e sobre a qual estou empolgada: mudei de câmera fotográfica.

Gosto bastante da minha cybershot, que tenho usado desde o comecinho do blog.

E acredito que com qualquer câmera se pode obter bons resultados, acho que essas e essas fotos são exemplos disso.

Mesmo assim, eu sentia falta de poder controlar manualmente o foco, a exposição, e o equilíbrio de cor das fotos.

Optei por uma sony nex 5, e acabei ganhando ela de presente do meu pai.

No final de semana que passou, finalmente coloquei as mãos na câmera e comecei a brincar com ela.

Em alguns dos próximos posts ainda vai ter fotos da cybershot, de comidas que preparei antes de a nex chegar, mas logo faço a transição e espero ir melhorando as imagens.

Daqui a pouco volto com um post com receita.

Até já!


2

Como dizia o poeta

05/06/2014 - 2 Comentários - Filosofia de pia |

Como dizia o poeta, "as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental".

Já fazia tempo que eu andava pensando em melhorar o layout do blog, e finalmente essa idéia se concretizou, com o design gráfico da Flávia Vanelli e ilustração da Celaine Refosco.

Fiquei super feliz com o resultado - mais organizado, mais simples, mais bonito.

Espero que gostem!

Terça volto com um post novo.

Flora.


1

Olha só, quem diria?

05/06/2014 - 1 Comentários - Filosofia de pia |

Trabalhando fora da cidade (e num lugar sem internet) já há alguns dias, eu tava meio sem saber o que anda acontecendo no mundo.

Hoje, passando rápido por São Paulo, li um comentário da Sandra aqui no blog, contando que fui parar em uma lista da revista saveur.

Gente, que coisa inesperada!

Que sejam bem vindos os novos leitores! :)

Antes de sair correndo de novo, deixo algumas fotos que posts que estou devendo.

Até logo!


0

O pulo do gato

05/06/2014 - 0 Comentários - Filosofia de pia |


0

Café da manhã especial.

16/12/2010 - 0 Comentários - Filosofia de pia | Café da manhã

Já que é fim de ano e tudo ta uma corrida maluca, pelo menos o café da manhã pode ser bonitinho.
Mini panetone que apareceu em casa + chá no bule que  acabei de ganhar de presente. :)

(obrigada, Ric!)